19/03/2012

Dicas para o seu baby blog

oown ><
 Bom dia meus sapinhos 
 Tudo bem com vocês? Alguém me diz: tem como não amar o casal mais poderoso de Hollywood, Caco e Miss Piggy? hahaha.
 Eu conheço muitas blogueiras iniciantes, e sei como é ser uma. A gente entra na blogosfera pensando que tudo é fácil, que é só postar e as leitoras vão vir. Só que infelizmente, nossos sonhos de açúcar e chocolate não se tornam realidade. Por isso eu vim trazer algumas dicas que talvez vão te ajudar.
 Vamos lá?
O blog
 Escolha seu estilo  Antes de criar o seu blog, tire um tempo pra pensar em como ele vai ser. Pode ser um blog de dicas, um blog pessoal, um blog falando sobre o seu assunto favorito (esmaltes, maquiagem, html, etc.) ou falando sobre vários assuntos. Se for falar sobre vários assuntos, pense em quais. Tipo aqui no Piink Cookie, onde eu tentei (pelo menos tentei, hahaha) falar sobre: moda, maquiagem, esmaltes, goodies e dicas. São 5 assuntos simples, e que agradam a várias pessoas. 
 Se for ser um blog de dicas, organize os assuntos. Por exemplo, você dá dicas de maquiagem, cabelo e culinária. E além disso, abra um espaço pra leitora pedir uma dica. 
 Se for um blog pessoal, fale sobre a sua vida, como se sente, sobre os seus amigos, e etc. Mas lembre-se: a internet é uma terra sem lei. Tem várias pessoas perigosas que vão querer te fazer mal por aí. Nunca coloque o seu endereço, e peça autorização antes de postar uma foto de seus amigos ou de falar dos problemas deles. Além disso, não passe o seu e-mail pessoal pra qualquer um, você não sabe quem está do outro lado da tela. Pode ser uma pessoa normal ou um pedófilo.
 Se for falar sobre o seu assunto favorito, foque-se nele. Se for, por exemplo, um blog de goodies/html, poste tutoriais, brushes e png's, e caso alguma leitora peça um tutorial, faça ele assim que possível (isso é, se esse tutorial existir). Sempre dê os créditos, isso é muito importante. Uma blogueira acusada de plágio perde toda a sua reputação.
 Tenha um design legal  Não, o design não é o mais importante em um blog. O mais importante é o conteúdo, a blogueira, e as leitoras. Mas é claro que é sempre bom ter um design legal. Quando o Piink Cookie começou, nós usávamos um desses layouts do blogger. Acho que nenhuma leitora atual pegou essa época, hahaha. Aí eu fui olhando blogs de tutoriais, e começei a fazer alguns layouts pelo Photoscape. E é assim que eu faço até hoje! 
 Se você quiser aprender a fazer layout, olhe os blogs que tem na nossa página de Créditos (aliás, sempre tenha uma página de créditos!). É bem fácil se você tentar!
 Agora se quiser encomendar um layout, existem vários blogs de encomendas pagas, é só colocar no google, ou você pode encomendar por algum que faça encomendas free, tipo o Encomendas FP, do qual eu participo. Outra dica é ter um layout que combine com o tema do seu blog, por exemplo, se for um blog pessoal, um layout fofo, com fotos suas ou em um estilo diário.
 Tire a verificação de palavras  Verificação de palavras ninguém merece, né?
As postagens
 Como você escreve  Eu sempre prefiro ler blogs com o português correto, ou pelo menos que não usem aquele internetês quase impossível de ler. Se você não gostar de escrever com o português correto, pelo menos não exagere nas gírias. Claro que você também não vai escrever tudo com aquela linguagem chata, formal, que ninguém gosta. Quando estiver escrevendo, pense em você conversando com a leitora, e interagindo com ela. Assim fica mais fácil, não é mesmo?
 Imagens  Isso sim é muito importante! Use sempre imagens de qualidade. Se for pegar do google, escolha com cuidado. Pegue uma que tenha o tamanho certo e que não seja toda estranha. Eu pego as imagens pra enfeitar posts do We Heart It, de tumblrs e de outros blogs fofinhos, eu coloquei o link deles na página de Créditos. Nunca, mas nunca mesmo, use uma imagem que fique maior que a área de postagem! Ajuste ela pra que fique com o tamanho certo.
As leitoras
 Seja legal  As leitoras fazem um blog. Sem elas, você não seria nada. É como se você fosse a dona de uma loja, e as leitoras fossem seus clientes. Você iria tratar bem os seus clientes, não é mesmo? Pra tratar bem as suas leitoras, aceite dicas construtivas, tente fazer as postagens que elas pedem, responda e retribua os comentários.
Anônimos  Sim, os anônimos são leitores. São aqueles leitores que te perseguem, porque te invejam, e querem te ver mal. A melhor maneira de lidar com eles é com simpatia. Responda os comentários dos anônimos sendo educada, fale sobre ele em alguma das suas postagens, mas brincando que agora "é famosa" porque já tem anônimos. Assim ou eles desistem ou continuam. Se continuarem, nem ligue. É só mais ibope, hahaha.
Você
 Não seja metida  Metida no sentido de não responder comentários, de só comentar nas postagens de outros blog com "Seguindo, segue de volta?", de não postar no seu blog, entre outras atitudes. Seja simpática. Ajude. Ninguém gosta de blogueiras que não dão atenção ao seu blog, que só querem seguidores.
 Não cometa plágio  Se você não sabe o que é plágio, deixa eu te explicar: plágio é copiar algo de alguém, ou se inspirar nesse algo, e não dar os créditos. Dando os créditos, está tudo bem. Agora fingir que é seu, sem nem colocar no final da postagem um "Créditos" ou um "Inspiração", isso é plágio.
 Consiga seguidores  Não, não é nada de sair na base do ctrl c+ crtl v. Vá em blogs legais, siga eles, leia bem a postagem na qual vai comentar e comente falando sobre ela. Elogie o blog (depois de falar sobre a postagem) e diga que seguiu, pedindo (e não mandando, como muita blogueira faz) pra que siga de volta. Simples e eficiente.
 E aí, gostaram das dicas? São simples e vão ajudar bastante as novas blogueiras. Ah, uma leitora pediu pra eu divulgar o blog dela, o blog Cupcakes. Eu fiz o layout dele, e o blog ainda é novo, mas tem futuro.
 É isso. Beijinhos com glitter :*

17 comentários:

  1. Nuss se ajudou? Ajudou muito meu povo, caramba, ótimas dicas, o meu blog é ainda um baby blog e essa fase é um poucio complicadinha, afinal ser nova no ramo eh tenso, eh dificil das outras blogueiras nos aceitarem, amei cada diquinha e fiquei feliz por que jah seguia algumas, ahahah espero muito que meu bloguinho também tenha futuro.

    Parabéns pelo post querida, tenho certeza que ajudou muita iniciante.

    Abraço.

    http://vestidodebolinhaesaltoalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim flor! O seu blog tem um conteúdo ótimo e uma blogueira maravilhosa ;D
      Bom que ajudou! É mesmo muito difícil começar a ser blogueira sem nenhuma ajuda, nenhuma dica! Por isso mesmo que eu fiz a postagem :)
      Beijinhos :*

      Excluir
  2. Oba! Vai me ajudar de mais! O blog é maravilhoso, cheio de ótimos assuntos! O meu também é bem baby blog, mais com a ajuda das minhas lindas membras, tenho 16 seguidores, ooonw, felicidade extrema, haha. É um pouco complicado o começo mesmo, o ramo é difícil. Mas, foi isso que nós escolhemos, então, vamos ter força, calma e carinho que chegamos lá, hahaha!
    Beijinhos,
    Alice
    http://alice-sunshine-blogger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada flor!
      Uma super boa sorte pro seu blog, no início (e sempre) a gente vai comemorando a cada novo seguidor, e isso é ótimo, desvalorizar os seus seguidores e leitores é algo muito ruim!
      Beijinhos :*

      Excluir
  3. Oi lindas tava passando no blog never say never believe e cliquei em seu blog e resolve seguir segue de volta passa lá no meu blog e dá uma comferida.

    blogvouconfessar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. boas as dicas ! flor , vota em mim no concurso que eu to participando ? ta na barra lateral desse blog >> http://extras-for-you.blogspot.com.br/

    brigada desde já

    http://justagirlfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas, eu precisaria delas há um ano atrás, rsrs
    Mas que blog divo querida! Amei, seguindo.
    Girls On-Line

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! hahaha
      Obrigada flor! Bom que gostou ^^
      Beijinhos :*

      Excluir
  6. amei as dicas muito boas

    http://algunscoraoes.blogspot.com.br/

    http://myblog--ester.blogspot.com.br/
    seguindo seguiria de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou, flor!
      Sigo sim ^^

      Excluir
  7. amei as dicas paula :D
    beijos
    http://worldofgirls-bykethleenribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas *u*

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha,sinceramente,eu acho melhor eu parar de ler o PC! Poxa vida,eu não CONSIGO sair deste blog. Já não posto no meu há 2 dias,haha...Mas,brincadeirinha,nunca vou deixar de ler,haha...Mto obg,MESMO pelas dicas. Vc de fato,me ajudou,e vem me ajudando muito,rsrs'..Beijinhos,e sucesso.
    http://omundomagicodelolo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaawn, brigada Lo >< Acho né, ashuahsuahsuas Ok, obrigada, viu? *---*
      Que isso, disponha! Fico muito feliz que ajude tanto :D

      Excluir