Image Map

18/02/2014

Eu li: Poderosa - Sérgio Klein

 Sempre ouvia falar desse livro, e dava certeza pra quem me perguntasse que era de um autor americano (não tinha prestado atenção no nome 'brasileiro') e ainda que era do mesmo estilo da série conhecida como PLL.
 Eu estava errada. Sérgio Klein, é brasileiro, de Sete Lagoas (MG) e morreu em 2010, poucos dias antes de completar 47 anos. Ele é autor da série Poderosa (que conta com cinco livros) e de outros livros infantis e adolescente. Inclusive ele foi premiado no Brasil e no exterior.
 Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História.
 Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
 Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.

 Minha opinião: Um livro fofo e ainda com lições de vida. Eu recomendaria esse primeiro para leitoras com a mesma idade ou mais novas que a Joana, que tem 13 anos.
 Às vezes eu notava alguns erros(?) por parte do autor, por causa dele ser homem, e a Joana uma garota, então alguns detalhezinhos passaram, mas são pequenos deslizes, nada que deixe o livro mais ruim ou melhor. E outro fato é que notei uma falta de emoção dos pais da Joana em uma parte da estória, que não vou falar mais para não cometer spoiler.
 O livro é bem legal, mas não achei que fosse algo que merecesse 5 estrelas. Então dei 4, mas recomendo a leitura e pretendo ler toda a série.

20 comentários:

  1. Laura, na época em que eu li esta série, eu tinha o que? uns 13, 14 anos? Isso. Então pra mim foi beeeeem legal, Sérgio escreve muito bem e eu não via a hora de acabar um livro pra começar o outro rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que nessa idade as meninas iriam adorar mesmo.♥

      Excluir
  2. Deve ser interessante um livro escrito por um homem em que a personagem é uma mulher, procurarei para ler :D

    Visita meu blog e das minhas irmãs?

    www.WorldCCPM.blogspot.com

    Curtam a FanPage: https://www.facebook.com/pages/WorldCCPM/344537332296209?fref=ts

    Ahh, acabamos de entrar no InstaGram, legal né? Segue a gente lá que a gente segue de volta com todo prazer!! www.InstaGram.com/WorldCCPM

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas achei legal de ser um livro onde dá umas lições de vida é sempre bom.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li toda essa série e gostei muito, vale a pena ler tudinho.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu li o primeiro e baixei o resto pra ler, são ótimos! Mas claro, tem os errinhos haha
    Beijos ♥

    listencilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li e adorei!!!
    Venha ver os novos posts do blog e de deixar um comment!! Fico à sua espera!!!
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro quando eu estava, acho que com 12 ou 13 anos e gostei tanto que li e reli ele várias vezes, até que consegui ler os outros livros!
    Essa série marcou a minha pré-adolescência <3

    Adorei o post!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto esse livro, mas pela resenha já gostei!
    Depois vou procurá-lo.
    Obrigada por sua visita, volte sempre!
    http://peequenadiva.blogspot.com.br/
    peixos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu sou louca pra ler essa série! Desde sempre via vendendo nas feirinhas de livros e minhas amigas também já leram. Deve ser bem legal mesmo, vou tentar criar coragem e comprar o primeiro =)

    Bjs, viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ui, poderosa.. quem não que se inspirar num livro desse né. Não conhecia, mas, é bem interessante livros assim. Adorei a sinopse.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei do nome, ja fiquei curiosa pra ler..

    http://marianehellenaa.blogspot.com.br

    Beeijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro quando estava no 8° ano e hoje estou no 3° do ensino médio. Na época eu amei, mas se lesse agora não amaria ahahah.

    Beijos,
    http://livros-e-outras-drogas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. já li o livro, e assim, eu acho eles irrelevantes. Realmente, tem cosia que se fosse escrito por uma moça seria beeeeeem diferente, né?
    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir